Homem de Ferro

ironman modif.

Saí da sessão de Homem de Ferro com a impressão de que não era uma adaptação de quadrinhos tão comum assim.

Talvez seja por causa do Robert Downey Jr. e sua inegável fotogenia além do talento como ator (que ele inegavelmente tem) muito bem utilizados ao longo do filme.

Pode ser também por causa do Jeff Bridges. Ao contrário do que fizeram com Kevin Spacey, Bridges tem seus recursos de atuação realmente utilizados pela direção e fica bem acima da média dos vilões do gênero.

Um outro motivo é a dramaturgia em si, já que o grande investimento artistico do filme é com o conflito entre as personagens utilizando-se do bom elenco reunido aqui. Botar em cena Robert Downey Jr. e Jeff Bridges e vermos que realmente há uma relação protagonista/antagonista com força sem, contudo, menosprezar o espectador é algo raro em filmes desse gênero.

Ainda assim, não acho que vi uma grande adaptação de quadrinhos para o cinema. Algo está fora ainda, as cenas de ação não despertam um algo a mais e parece sempre que os filmes não captaram a especificidade das histórias em quadrinhos. Ainda não se tentou uma adaptação de fato da experiência das HQs, apenas uma transposição das personagens de forma naturalista na tela grande.

Nesse sentido as antigas adaptações do Superman de Richard Donner e o Batman de Tim Burton estão à frente. Entretanto, é no Indiana Jones de Spielberg que vejo uma via interessante para se adaptar HQs para o cinema.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: