Block Party

É interessante esse pequeno filme de Michel Gondry exatamente por causa de seu tamanho.

Partindo de um pequeno projeto, Gondry faz um filme livre de afetação, de pretensões políticas e outros “adereços” que deixam farpas soltas e fagulhas que prejudicam às vezes a coerência de um filme. Em Block Party, o realizador parte de um simples evento – um show de rap no Brooklyn organizado pelo comediante Dave Chappelle – para daí tirar seu material de argumentação.

Com simplicidade e comendo pelas beiradas, o filme discute assuntos interessantes, principalmente sobre a questão racial, e Gondry cria momentos interessantes, como quando Wyclef Jean pergunta a um grupo de jovens negros o que eles fariam se fossem presidentes da república algum dia – e como isso soa interessante agora que Barack Obama foi escolhido candidato democrata à presidência.

Além disso, há o evento, muito bem filmado pelo diretor francês e sua equipe e o humor politicamente incorreto de Dave Chappelle servindo como guia a todo o momento. A interação de Chappelle com os convidados, o público e a câmera garante alguns bons momentos de risos e descontração.

Só que é na simplicidade desse filme que reside sua força. Acho dificil ver um exemplo análogo no documentário brasileiro. A maioria deles tem uma pretensão maior do que o feito, pois já partem com a pretensão como matéria, usando o evento ou o assunto como mero amuleto. Talvez Coutinho seja o único que tira leite de pedra, mas ele está em outro registro. Há em Block Party ecos de When We Were Kings e acho que os dois se efetivam exatamente pela força da imagem cinematográfica além de discussões teleológicas. Se podemos tirar conclusões políticas dos dois filmes, isso é resultado da busca, do procurar do documentário, não de conceitos pré-estabelecidos antes das filmagens.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: