Ascensor para o Cadafalso

A confiança na imagem

Em Ascensor para o Cadafalso, Louis Malle nos mostra todas as cartas logo de cada: um funcionário de uma grande empresa (Julien) assassina seu chefe. O plano parece perfeito, mas algo dá errado e ele acaba preso no elevador quando tentava consertar seu “problema”. Ah, sim: ele ama uma mulher (Jeanne Moreau) que, por acaso, é esposa da vítima.

A matriz, como fica claro, é o filme noir americano (cultuado nessa geração francesa) e a influência de Pacto de Sangue, de Billy Wilder, é clara. Contudo, Malle não é um cineasta do classicismo e alguns signos estão modificados: o criminoso está impotente, preso no elevador, e não ronda propriamente a cena do crime; o detetive aparece apenas na metade da história e não tem grande influência no destino das personagens; a dualidade da femme fatale é fruto muito mais de inocência e engano que de suas segundas intenções; um outro crime acontece e por acaso os dois se associam, como por acaso Julien é pego e os dois crimes esclarecidos.

Este acaso tem nome e sobrenome: imagem fotográfica. É partir de fotografias que os crimes são revelados, as relações entre as personagens estabelecidas e a trama colocada no lugar, demonstração da confiança de Malle no poder revelador da imagem – não da verdade, mas de um momento ou uma relação, captando conflitos/diferenças e/ou aproximações/equivalências. Os tempos eram outros: tivemos os anos 60, o (re)nascimento da Hollywood nos anos 70, a era digital – e virtual –, Maio de 68, Woodstock, Godard, Spielberg, a expansão da TV, YouTube. A confiança nessa imagem parece abalada.

Ascensor para o Cadafalso (França, 1958) – Dir. Louis Malle

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: