Down by Law by Roger Ebert by Lume Filmes

 

Down by Law é um filme sobre whisky barato e cafés, pessoas embriagadas e trabalhos perdidos, tempos difíceis que você tem com boas mulheres. Um grande filme se você conhece cinema. Cheio de referências. Uma antologia de imagens baratas do mundo do filme noir”

– Roger Ebert, Chicago Tribune

Pergunta: há maneira mais idiota de entender Down by Law do que esta do Ebert?

Aqui ele mostra que não sabe nada de cinema (tipo Rubens Ewald Filho?), talvez saiba de pop art, literatura de quintal, regimes digestivos, qualquer coisa menos cinema.

Ele consegue reduzir Down by Law ao que tem de mais superficial. É um parágrafo que ignora a verdadeira essência do filme – e do cinema de Jim Jarmusch, por extensão: ele está sempre ao lado das personagens; isso porque há uma fauna humana repleta de interesse e vida. Ao contrário do que pensa Ebert, o whisky, os cafés, a prisão, o pântano e St. Louis são apenas cenários onde as pessoas agem; Jarmusch trata as locações com belezas, mas não se preocupa com elas a ponto de esquecermos que tudo serve às pessoas, aos homens, e refletem seus estados de espírito: St. Louis vazia no início; o pântano expressionista e amedrontador. São cenários que refletem o homem.

O pior é que o comentário do Ebert está impresso na contracapa do DVD, lançado no Brasil pela Lume Filmes. Se o crítico é um marsupial, o distribuidor é uma gripe. A sujeição à fama sem análise, mostra o subdesenvolvimento cultural do caso.

Nessas horas eu penso: falta uma “Criterion Collection brasileira”, com DVDs bem cuidados tecnicamente (transfer, som), belo trabalho gráfico e escolha criteriosa dos textos que compõe o livreto (olha só: uma livreto!). Tem iniciativas, mas nada sistemático.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: