John Hughes

image

John Hughes não fez grandes avanços na história do cinema nem deixou uma filmografia capaz de alçar-lhe à categoria de “auteur” pela crítica francesa.

Porém, assim como John Badham, Hughes está entre os artesãos que de certa maneira fizeram pelo menos um filme capaz de retratar, entender e manifestar o sentimento de sua época e/ou seu lugar.

O que Os Embalos de Sábado à Noite é para o fim dos anos 70, Curtindo a Vida Adoidado é para a primeira metade dos anos 80. A euforia juvenil com preferência à diversão, burlando as instituições com maladragem e dose de bom humor, está com em perfeita consonância com a juventude americana da época. O misto de rebeldia e descompromisso que se materializa em audiovisual no momento popstar do desfile ao som de “Twist and Shout”.

Seus primeiros filmes como diretor retratavam (ou melhor buscavam) uma juventude de certo modo excluída – os nerds em Mulher Nota 1000; a garota esperta, mas longe de ser uma beldade em Gatinhas e Gatões; os “adolescentes-problemas” em O Clube dos Cinco e, claro, Curtindo a Vida Adoidado.

O adolescente em busca de um lugar no mundo que extravaza suas dúvidas e descrença frente às instituições com curtição era um terreno fértil naquela década. Quando entram os anos 90, os jovens se entendem que não têm lugar, são excluídos e seus problemas não podem ser entendidos pelos outros. É o grunge superando a pop music. Neste mundo, o universo de Hughes já não tem lugar, é infantil, bobo, atração circense – Esqueceram de Mim, escrito e produzido por ele, e o constrangedor A Malandrinha, sua última incursão na cadeira de diretor.

Não é que Hughes deva ser celebrado como grande autor, mas não se pode negar que havia uma visão de mundo coerente em seu cinema, a qual ele conseguia materializar em audiovisual, cenas de força que entraram para o imaginário coletivo. Hughes é de um tempo em que fazer filmes adolescentes era tratar seu público como igual, ter a cumplicidade com a audiência como fazia Ferris Bueller, não impôr-lhe regras culinárias de sucesso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: