Dreamgirls – Em Busca de um Sonho (EUA, 2006)

image

Opuslento

Seria inocência acreditar que se pode contar a história da música negra americana em um longa-metragem de duas horas. Isso porque este gênero musical seja um dos mais férteis e, na mesma proporção, a ser desvendado da música popular. Cinematograficamente, então, muito pouco foi feito, apenas biografias de grande produção. De cabeça pensa-se logo no interessante Bird história de Charlie, de Clint Eastwood, e no burocrático Ray, de Taylor Hackford.

Na inocência citada é que cai Bill Condon em Dreamgirls – Em Busca de um Sonho. O diretor tenta condensar anos de história do gênero e vidas pessoais de seus principais ícones em um único filme: Motown, Supremes, James Brown, Marvin Gaye, Aretha Fraklin. Algumas histórias são bem conhecidas, outras mais obscuras. Várias dessas histórias são reelaboradas para caberem nos poucos personagens do núcleo central, formado por três garotas do grupo The Dreamettes, pelo empresário Curtis Taylor Jr. e o cantor James “Thunder” Earl. Preocupado em contar fatos e factóides, Condon perde as experiências e profundidade das personagens e elas acabam por tornarem-se pedaços disformes em um mosaico que não se encaixa, por isso reveste-se de qualidade técnica (figurinos, cenários, iluminação).

Há ainda a música – no caso, estamos em um musical que almeja ser como os clássicos dos anos 40 e 50. E ela atrapalha o andamento da narrativa, além de ser uma plastificação da evolução da música negra durante duas décadas. Esta fica, no fim das contas, reduzida a arranjos embelezados de “música de musical”: perde-se a profundidade narrativa e a experiência da música popular negra americana.

O que resta da perda é uma peça de venda vazia, opulenta e tão desinteressante quanto tecnicamente bem-feita.

Dreamgirls – Em Busca de um Sonho (Dreamgirls, EUA, 2006), dir. Bill Condon

Anúncios
1 comentário
  1. Nina disse:

    Realmente, os personagens são “pedaços disformes de um mosaico que não se encaixa”.
    Muito boa a crítica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: