NA TV: A Volta dos Musicais

image

Hoje talvez seja o dia de conferir na TV a um dos alardes que a indústria cinematográfica proferiu há algum tempo: a volta dos musicais.

Primeiro, Chicago, de Rob Marshall, um filme que não empolga para além de sua qualidade técnica. Estamos em um musical no qual ninguém sabe cantar nem dançar e, portanto, a capacidade de se expressar pela linguagem corporal fica comprometida e recheada de procedimentos a fim de disfarçar isso: roupas, cenários, luzes e muita grandiosidade. As personagens são estereótipos claros, as situações são claramente exageradas, porém Marshall ignora isso e pensa fazer um filme dos anos 40. Contudo, falta Astaire, Rogers, Kelly, Hepburn, ou seja, o humano. Sobram cenários, músicas, figurantes, ou seja, números.

Coisa diferente faz Tim Burton em Sweeney Todd. Aqui, o diretor sabe que estamos nos anos 2000 e mais, que sua história é mera especulação. Burton trata o espetáculo como ele o é de fato: um simulacro. Daí resulta um filme mais interessante, com uma inteligente atuação de Johnny Depp, mas que ainda assim não se concretiza: sua narrativa é inteiramente contada por números musicais. Mas os atores não cantam nem dançam e fica uma sensação de que algo não funciona. No fim, há um gosto amargo de decepção.

A partir desses dois musicais contemporâneos, podemos duvidar da “volta dos musicais”, algo que forçosamente foi criado pela indústria para poder transpor sucessos da Broadway para o cinema sem medo de errar. Os filmes, contudo, não empolgam.

Chicago, dir. Rob Marshall (HBO – 16h50)

Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, dir. Tim Burton (HBO – 18h55)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: