HOJE NA TV: O Poderoso Chefão 3

The Godfather Part III

ÓPERA TRÁGICA

Muitos tem a equivocada idéia de que O Poderoso Chefão 3 é um filme fraco perto dos dois filmes anteriores, encorpados e intensos. Nada mais longe da verdade, nesta que é uma verdadeira elegia operística.

Seu tom é melancólico, terno, retratando a degradação, o último fio de vida de uma organização familiar. A família está em frangalhos se comparada com a vitalidade da casa que Vitto comandava. A festa de abertura do filme é uma sombra da alegria daquela do primeiro filme. Michael não tem conflitos, é apenas um velho que não sente o poder correndo nas veias e, além do mais, vê um novo mundo chegando no qual não tem mais lugar.

Depois, o sul da Itália entra em cena com seu provincianismo medieval. E se estamos na vecchia Itália, não pode faltar um boa dose de ópera, tom dos italianos, sempre gritantes e espalhafatosos, como retratou, com carinhoso exagero, Fellini. Esta história operística da máfia decadente é contada numa dicotomia entre a exaltação dos velhos tempos onde a honra dos homens valia algo e a tragédia que será o solitário e inevitável futuro causado por obra dos velhos tempos.

Ainda que Michael Corleone busque limpar a família e confesse suas máculas ao futuro papa, o pecado está no sangue e em tudo que construiu ao longo de trinta anos (“Just when I thought I was, they pull me back in”). Não há outro final para Michael que não a perda e o sofrimento.

O Poderoso Chefão 3 é uma tragédia em tom de ópera sobre um homem ciente de que, inevitavelmente, ainda pagará por seus pecados.

O Poderoso Chefão – Parte III, dir. Francis Ford Coppola (TCM – 23h00)

Anúncios
3 comentários
  1. Nina disse:

    Adorei essa crítica. Aliás, todas tão ótimas.
    Mudou o look do blog é?

  2. Raul Arthuso disse:

    Mudei. Acho que só vc vê meu blog de críticas…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: