Envelhecendo um filme

Qual o critério para afirmarmos que um filme envelheceu bem ou mal? O que fa zum filme envelhecer assim ou assado?

Pensei nisso ontem depois de rever o primeiro Duro de Matar e perceber que, meu, eu gosto mais desse filme hoje do que gostava há dez anos ou então há um ano quando revi pela última vez.

É um filme com uma sensibilidade muito marcada dos anos 80, com questões bem socio-culturais estadounidense que apareciam com frequência nos filmes policiais da época, como a rixa entre os federais e os policiais locais, o burocrata contra o trabalhador das ruas, os jornalistas loucos por uma história impactante (e apenas isso) e uma sociedade que começava a assistir a expansão do terrorismo.

Mas vi agora uma forte auto-ironia com o gênero, muitas tiradas que fazem graça da própria identidade dos filmes de macho, dos policiais durões. Todo mundo é meio babaca, menos o herói e o vilão, dá pra fazer graça de tudo que rodeia esse universo. Não é a paródia de True Lies, nem o absurdo kitsch de Mandando Bala, mas faria uma boa sessão com os dois.

Aí volta a questão: o filme tinha isso lá ou minha sensibilidade para com o filme – e o mundo – é que mudou?

Não cheguei a conclusões, mas é uma pergunta que todos deveriam fazer antes de dizer que um filme envelheceu bem ou mal, antes de julgar um filme antigo a partir da comparação entre as sensações que ele te causa em tempos – e às vezes lugares, situações – diferentes. Não sei se é isso que um filme tem que fazer para perdurar.

Sei que Duro de Matar é um baita filme. Toda vez que o vejo me divirto e ainda atento para novas coisas, penso em outras tantas – como agora.  E não é isso que um filme deveria fazer, independente de origem, cor, credo, faixa etária, extrato social ou partido político?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: