Cahiers em mudança

Ontem fui à banca e vi a edição de setembro da “Cahiers du Cinéma” (essas coisas sempre chegam com certo atraso) e ela tem mudança na chefia de redação: sai Jean-Michel Frodon, entra Stéphane Delorme. A revista mais influente de cinema da história está pronta para reformulação.

Em janeiro deste ano, a revista foi comprada pela Phaidon Press, editora inglesa de livros de artes plásticas. A promessa com o anúncio do novo chefe de redação é uma modernização da revista tanto da aproximação junto aos filmes, quanto na parte visual. Há a promessa preparar a revista para o novo século (o que significa que já estão atrasados uns… 10 anos).

Nada muito concreto, por enquanto, e a promessa de novo visual já em 2010. Com a Phaidon, me parece, a idéia é internacionalizar a revista  (edição em inglês?). Segundo o press release da editora, Delorme tem o perfil ideal para a nova fase da revista. A escolha dele significa algo se pensarmos que é um jovem crítico de 35 anos substituindo um renomado crítico de 58. Novos ares talvez? Mais juventude, mais pegada? As promessas são interessantes (a revista com aproximação às novas características da produção e cinefilia internacional, espaço crítico de criação e análise), mas como eu já disse, por enquanto é promessa.

Nesta edição, destaque para Singularidades de uma Rapariga Loura, novo Manoel de Oliveira, e Un prophète, segundo Delorme no editorial “o mais importante filme francês do ano” (e prêmio do júri no último festival de Cannes – por que não veio para a Mostra deste ano, aliás?).

Chamou minha atenção a extensa crítica a Bastardos Inglórios que me deixou com a impressão de analisar o filme com um certo pé atrás (aliás, segundo o crítico “Cães de Aluguel é nulo”).

Eu, particularmente, achei o filme uma obra-prima (ou será que Tarantino me convenceu com seu final?)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: