Cinema Brasileiro por J-M. Frodon

Hoje saiu na Ilustrada uma entrevista com Jean-Michel Frodon, ex-editor chefe do Cahiers du Cinéma, e voz na crítica francesa e internacional.

O principal tema da entrevista foi sua visão sobre o cinema brasileiro, o qual foi considerado uma decepção por tudo aquilo que se esperava de nosso cinema após da redemocratização.

Frodon, antes de tudo, é um olhar estrangeiro para cá e ainda mais sendo francês e da revista de cinema mais influente do mundo carrega um direcionamento de olhar muito marcado pelo exotismo e o ineditismo.

Não se pode negar que um crítico europeu (e na mesma categoria, curadores e júris de festivais, distribuidores) não vê mais o cinema latino-americano como via há 30 anos, porque lá nos anos 60, a América Latina era “terreno virgem”, um lugar livre para criar um cinema diferente do americano. O cinema latino-americano era uma espécie de “bom selvagem”.

É isso que combatia Glauber Rocha. Nossa fome é  de entendimento. Ninguém quer por aqui o olhar exótico eurocêntrico. Com o tempo, a novidade acabou: Glauber e Joaquim Pedro morreram, Nelson Pereira deu uma decaída, Jabor parou de filmar, crise dos anos 80, o fim das ditaduras sul-americanas e o olhar daqui deixou demostrar grande smazelas humanas e só voltou para o interior dos seres e da vida.

Estou especulando, obviamente, mas quando o cinema latino-americano perde esse caráter “selvagem”, os europeus perdem o interesse. Acabou o exótico e, com o tempo, deixou de ser novidade filmes latino-americanos em festivais internacionais. A crítica (a francesa em especial) tem essa fome de descobrir a nova “novidade” do cinema.

Hoje a Europa se volta para a Ásia – a coqueluche da vez são as Filipinas, a Coréia e a Tailândia. Um dia o olhar eurocêntrico se voltará para outro lugar, com certeza. Quem sabe pra cá de novo.

Mas, afinal, quem precisa deles?

Anúncios
1 comentário
  1. SilvaMatos disse:

    Olá, gostaria de te convidar para participar de uma rede de conteúdo, se tiver interesse me adiciona no msn ocasional80@yahoo.com.br ou me manda um email. Abraços Junior

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: