Polícia, Adjetivo

image Ainda não estou completamente convencido da badalação em torno do cinema romeno que desde quando 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias ganhou a Palma de Ouro em Cannes. O filme Mingiu, por exemplo, não é nada de mais, tem cenas fortes, mas resiste a subverter as expectativas que cria. Há um impulso inicial de mostrar uma situação que tem tudo para dar errado. Então, o filme caminha para que realmente esta dê errado e, no final, ela de fato dá errado. Há uma monotonia que se esconde na brutal abordagem realista da câmera.

Nesse sentido, Polícia, Adjetivo é diferente, primeiro na ideia inicial que tem certa aproximação com um gênero canônico – a saber, o filme policial: um policial investiga um jovem consumidor de haxixe e hesita em prendê-lo, pois não concorda com a lei. Dado isto, o filme se abre para entrar na casa do protagonista, mostrar como a situação inicial do roteiro afeta sua relação com a mulher, com o trabalho, com seu mundo.

Há um choque direto entre o protagonista e a decadência (ou melhor a precariedade) na qual se encontra seu lugar. O exemplo claro está em como a burocracia tem forte presença no filme.

Tudo isto é interessante como construção, já que compõe um universo degradado, sujo, sem cor, em volta do protagonista, sem necessariamente apontar o dedo em riste ao espectador.

Corneliu Porumboiu fez um filme que essencialmente é um anti-policial para abordar a pobreza do país em diversos níveis. A cena final de uns dez minutos é a síntese desta pobreza: Cristi (o protagonista) argumenta sobre o caso com seu chefe e parceiro, entram em questões sobre ética, remorso, consciência, dever, lei e é no dicionário que eles buscam as respostas. Quando as decisões sobre a vida (a sua própria e dos outros) são resolvidas pelas formulações ao pé da letra do “pai dos burros” é porque a coisa está feia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: