Onde Vivem os Monstros (Spike Jonze, 09)

Onde Vivem os Monstros é um filme mais que simpático. Ou ainda, é um filme que não se resolve pelas idéias fáceis e prontas de um certo cinema feito para crianças. Pode-se pensar que é um filme bonitinho, fofinho, graciosinho. Pelo contrário: é um filme assustador em alguns momentos, tenso em muitos, triste e profundamente melancólico.

Jonze não se vende a idéias fáceis, desafia o espectador com inteligência ao criar um jogo de espelhos entre a vida de Max e seu universo imaginado: os monstros – os fatos que acontece nessa ilha imaginária – são reflexos de Max e do mundo (real) ao seu redor. Nesse jogo, as regras estão expostas, mas nunca entregues às claras.

Prova disso são os pequenos “truques” de espelhamento como as casas dos monstros em forma de túnel, a guerra de pedras, o deserto seco e infértil como a neve e, claro, os símbolos narrativos, como a viagem de barco, a construção de uma casa gigantes para todos, a coroação de Max, a areia que preenche os monstros.

Spike Jonze não se rende ao sentimentalismo barato nem a explicações verbais das emoções do filme. Ele cria com a câmera, com a encenação, com a montagem. É um surpreendente nesse sentido. O diretor preserva o mundo imaginado por Max, não tenta tomar para si os significados desse universo e, por isso, não os expõe infantilmente ao espectador.

Há, portanto, um olhar por trás da câmera, que vê com carinho, melancolia, frieza e medo nos momentos certos e ainda é capaz de criar um universo visual forte sem ser usá-lo como muleta.

O diretor é, aqui, um Narrador. A câmera substitui a voz over.

Anúncios
1 comentário
  1. Angelo (Massaroca) disse:

    Boa Raul! Acho notável neste filme a relação tão densa e viva entre mãe e filho construida rapidamente em poucas cenas. para além de tudo, é um filme de reconciliação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: