O Inferno de Henri-Georges Clouzot (Serge Bromberg & Ruxandra Medrea, 09)

UM INFERNO COM TOQUES DE BOM GOSTO

Não me parece muito encantador esse O Inferno de Henri-Georges Clouzot. É apenas uma crônica de um filme interrompido que os diretores querem pintar como uma obra-prima perdida, mas que, paradoxalmente, tentam reconstituir, como se além do trabalho de arqueologia do filme perdido, fosse necessário legitimá-lo. Daí uma série de depoimentos com personagens das filmagens, remontagem do material da época, encenação do que faltou filmar. It’s All True já fora um trabalho de arqueologia parecido em certa medida (diferença: não é necessário – pelo menos por enquanto – legitimar Welles).

O que talvez tenha encantado muita gente aqui é que se faz um elogio ao gênio louco, há uma tentativa de mostrar a megalomania do projeto autoral de Clouzot. Mas mesmo isso é estranho no filme: Clouzot fez um projeto genial e inovador que foi abortado por causa de seu temperamento genial; então faltou um produtor, faltou alguém que controlasse a loucura. Logo é um elogio à loucura com um pesar que não tivesse ninguém para contê-la.

Tudo isso feito sob o signo do que se convencionou chamar de bom gosto: a música é erudita ou jazzística, as encenações modernas são feitas com uma iluminação rebuscada como num teatro high society, as entrevistas são filmadas com requinte e imagens projetadas no fundo enquanto falam. Resultado: filme convencional com doses de bom gosto para agradar aos cinéfilos, mas não tanto assim a ponto de parecer hermético.

Ou seja, é um filme que bate pra vários lados, mas não é um nem outro e quer legitimidade para ser alguma coisa. Capisci? Há algo de realmente estranho – ou confuso – nesse filme.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: