Lemmon, Wilder, Eastwood

Não sei o que é, nem nunca saberei. Talvez por isso me encante.

Não é sublime ver como Jack Lemmon, um dos maiores atores de todos os tempos, faz o homem comum?

***

Trechos do texto "Cinema e prostituição” escrito por Serge Daney em 1967 no Cahiers du Cinema sobre o filme Uma Loura por Um Milhão (tradução de Luiz Soares Júnior):

Se há um ponto em comum a Billy Wilder e seus personagens é um empenho extremo na eficácia. Daí vem as travessuras dos personagens e a arte do cineasta, com frequência tachada de vulgaridade, baixeza e outras infâmias. Que Wilder seja infame, é algo que não contestamos. Observemos igualmente sua predileção por tudo o que é mentira, prostituição, imposturas, temas dos quais ele é o prosador soberano, mestre de seus meios de expressão até o limiar da vertigem.

(…)

Mas é preciso observar que o seu universo é este mesmo descrito acima, o mundo da eficácia, onde cada homem tenta se vender ao melhor preço e sob as melhores condições. O tema dos últimos filmes de Billy Wilder é a prostituição, involuntária (The Apartment), alegre (Irma la Douce) ou extasiada (Kiss me stupid!).

***

Hoje, Clint Eastwood, um dos grandes diretores americanos vivos, completa 80 anos.

É impressionante pensar que este octagenário continua a trabalhar como um jovem, realizando pelo menos um filme por ano, e que tenha produzido já na idade madura, obras tão repletas de jovialidade como Os Imperdoáveis, Cowboys do Espaço, Sobre Meninos e Lobos, Menina de Ouro e Gran Torino. Ele não tem medo de revelar a idade na tela. Pelo contrário: ele sabe usá-la como ninguém a seu favor. Atesta que a juventude cinematográfica não tem idade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: