Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (Karim Aïnouz & Marcelo Gomes, 2010)

Fato: Viajo porque preciso, volto porque te amo é um belo filme.

Muito se deve pelo que não é visto – seu protagonista. Apenas o conhecemos por sua rememoração da viagem que faz a trabalho – anotações do clima,n análise dos terrenos os quais passa, fotos, recuerdos, diálogos com as pessoas nas paradas, músicas no rádio. Como um trabalho memorialístico o personagem-narrador vai se revelando via camadas de texturas como as rochas que analisa no caminho.

O diferencial de Viajo por preciso… para o grosso da produção atual está em outros dois aspectos, contudo.

Primeiro, na essência da protagonista: virou moda três chic no cinema brasileiro retratar personagens sensíveis em crise, abordando viradas e descobertas em suas vidas. Sempre estas são escritores, atores, músicos, cineastas, ou seja, pessoas ligadas ao meio artístico – como se apenas artistas tivessem a sensibilidade para questionar as camadas mais profundas da existência. Fica a questão: por que não um advogado? – Ou um pedreiro, um feirante, uma assistente pessoal de um empresário?! Ou ainda, como neste caso, um geólogo, alguém cujo trabalho intelectual está intimamente aliado com a técnica e a exatidão do saber matemático? Os que calculam também sentem!

Outra instância é o gênero: o samba de uma nota só do road movie como uma descoberta do personagem, o protagonista que sai de viagem porque busca algo, bem ao gosto Walter Salles. Aqui, em movimento contrário, o personagem parece fugir, correr – ele sabe do que foge, entende o que sente; quer no fundo evitar tudo isso, e por isso, viaja. Há uma necessidade, não um desejo.

No fim, há uma falta de bons modos: o protagonista explicita verbalmente suas motivações, passando (em parte) um rolo compressor na construção das camadas. É um perigoso mergulho de cabeça num mar turbulento, bonito de se ver, mas pobre e preguiçoso, contrariando a riqueza do resto da viagem.

Não muda o fato substancial – Viajo porque preciso… é um belo filme.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: