Fora da Lei (Rachid Bouchareb, 10)

Cinema Clássico?

OK. Se o cinema é apenas uma arte da técnica, então Fora da Lei é uma obra-prima!

Mas vamos por um momento imaginar que não seja. Bem, Bouchareb parece entender a história apenas por clichês: heroísmo, patriotismo, nacionalidade, ideologia. Ainda que essas idéias entrem eventualmente em conflito, elas nunca vão além das palavras: são uma série de ismos e ogias que pouco dizem em frente à câmera.

O realizador busca a forma clássica na tentativa de sublimar esses problemas. Mas seus personagens são apenas esteriótipos, três irmãos banhados pelo conflito histórico (ou desculpa historicista – fica ao gosto do cliente) com interesses diversos: um quer a revolução, outro a humanidade, o terceiro quer dinheiro. A fábula se desenrola como manda a lei, e melhor! – sem levantar grandes questionamentos: estamos no terreno do sentimentalismo. Música, cenários, figurinos, câmera, tudo eloquente e conspirando para apagar não apenas arestas, mas qualquer conflituosidade no espectador, ainda que, por sinal, a matéria do filme seja um conflito.

Pode-se confundir isso com cinema clássico ou filme de qualidade técnica. Mas o que torna o cinema de Lang, Ford, Preminger ou Hawks clássico é o oposto do que realiza Bouchareb: basicamente, o deleite do espectador ao tomar contato com suas expectativas, sensações, desejos e frustrações através da fruição narrativa.

E a qualidade técnica… o que é isso, afinal?

Bobagem, Fora da Lei é só um daqueles filmes lançados no circuito car parlent français…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: