John Herbert

Morreu John Herbert, ator que trabalhou em diversos momentos do cinema brasileiro, além de passagem como coadjuvante em diversas novelas. Atuou em clássicos como Matar ou Correr, O Caso dos Irmãos Naves e As Sete Vampiras e com diretores tão diferentes como Carlos Manga, Walter Hugo Khouri, David Cardoso, Roberto Farias e Luis Sérgio Person.

Longe de fazer um elogio, pois nunca o achei um grande ator, nem foi um galã inesquecível, esta nota é apenas uma lembrança de que apesar de Herbert ter passado por Vera Cruz, Atlântida, cinema novo, Boca do Lixo e retomada, não está na memória. Em outros países estaria. Só quando morre acontece.

Vale lembrar: o cinema é recente, seu estatuto artístico é bastante mutante e sua técnica, dinâmica.

A pergunta é: porque no Brasil é tão fácil esquecer algumas figuras quanto perpetuar outras com tudo que representam enquanto mitos e idéias. Será que as suas dificuldades e contradições, tanto no que diz respeito à produção quanto na discussão de sua história, nos condicionam ao esquecimento do que nos constrange e ao endeusamento do que nos parece o “certo”? Por que os tons de cinza incomodam tanto os brasileiros?

O caso é que o cinema não aceita absolutos. Cedo ou tarde caem os mitos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: