Sobre o Comentário do Leitor do Guia da Folha

Para quem não sabe, foi publicado o seguinte e-mail na sessão “Fale com a redação” do Guia da Folha de 29 de abril:

Fim das críticas

Como a maioria dos leitores da Folha gosta de filmes previsíveis, piegas e repletos de analogias simplórias (de acordo com as palavras do crítico André Barcinski, no Guia, ed. de 15/04), como “Em um Mundo Melhor”, sugiro que esse (des)serviço seja extinto. O cinema agradece.

Ari Wigierski Yoles, 48, engenheiro

Vamos levar em conta que o Barcinski de fato escreveu isso e que nosso amigo engenheiro esteja sendo sarcástico. Três coisas:

1. Crítica não é um serviço. É uma forma de pensar. Faz parte do mercado cinematográfico atual, mas não é isso que a faz em absoluto. Não é, como talvez imagine o Sr. Yoles, estrelinha no guia cultural ou cotação, ao contrário do mercado imobiliário e do dólar. Crítica é pensamento, reflexão e intervenção. Se há uma serventia para a crítica é fazer uma reflexão tire o leitor de sua zona de conforto. Se o citado leitor se sentiu ofendido e levantou da cadeira para escrever para a redação, a crítica fez sua parte ou pelo menos uma parte dela.

2. Não se devem extinguir os padeiros porque alguém ou, vá lá, um grupo não gosta de mortadela. Se o leitor não gosta de pensar, refletir, discutir, discordar e argumentar, a culpa é de quem, cara pálida?

3. Existem muitos maus críticos, é fato. Porém, há maus críticos de cinema como há maus jogadores de futebol, maus empresários, maus pedreiros, maus vendedores, maus pintores, maus professores, maus alunos e, olha só, maus engenheiros, maus leitores. Sei que talvez a sensação é de que existem mais críticos de cinema ruins que bons, mas isso não implica que estes últimos sejam penalizados. Pelo contrário, devem ser cultivados para mostrar que, de fato, são pérolas em meio às pedras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: