O Último Mestre do Ar

O Último Mestre do Ar pode dar uma impressão que perpassa a obra de M. Night Shyamalan, intensificada nos últimos anos, de que o cineasta americano é um excelente diretor e um roteirista comum.

Pois se a narrativa mitológica deste filme é, como dramaturgia, banal, melosa, muitas vezes assumindo os caminhos mais fáceis do clichê, com a câmera Shyamalan reafirma aqui suas qualidades como diretor: as escolhas de posicionamento da câmera, a fruição da ação, o ritmo preciso.

Se a fábula que marca seus projetos mais pessoais se ausenta aqui, a escrita com a câmera se mostra vigorosa na condução das cenas de ação, com notáveis planos-seqüências que não chamam a atenção pela virtuose, mas para a precisão da posição da câmera em cada momento, como se fosse umas sucessão de planos, como se montassem no ar, enquanto se filma.

A beleza da direção dos grandes filmes de Shyamalan está nessa capacidade de proporcionar uma experiência de devir com tanta fluidez que se esquece estar diante de algo descontínuo, técnico, de um simulacro e não da vida.

Anúncios
3 comentários
  1. Você viu “Hollow man”? Lembro de um estilo semelhante de decupagem, cheia de steadicam.
    A matriz é “Rope”, claro.

    • Raul Arthuso disse:

      Eu acho que existe uma diferença entre o Festim Diabólico e aqui (e mesmo d’O Homem Sem Sombra) que no Hitchcock aquela decupagem busca disfarçar os cortes por uma questão técnica e existe uma busca pelo próprio feito do plano sequência com um aparato que não propicia isso; o mundo está sendo estetizado e conduzido na forma do plano sequencia. O estetismo do Shyamalan me parece de uma outra ordem: é um mundo que se cria em frente à câmera, como se se escrevesse naquele momento.

  2. Sem querer trollar esse papo sério, mas quando você fala em “mundo que se cria em frente à câmera” eu penso em “Acidente” do Cao Guimarães/Pablo Lobato. =P
    (E quando vejo (na divulgação, porque não vi o filme) Descartes alucinando nos trópicos, penso em “O fim da picada” do Christian Saaghard.)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: