Pão e Cinecirco para as Massas

Existia o cinema de aventura, depois veio o cinema de ação e agora o cinema-circo.Se James Cameron com Avatar formulou, segundo as regras herméticas alquímicas da tecnologia estereoscópica, o espectáculo cinematográfico circense onde os truques tecnológicos invadem a narrativa para propôr “um novo modo de ver”, Missão Impossível 4 – Protocolo Fantasma é o sucessor mais bem acabado desse conceito de espetáculo (e em duas dimensões!).

Há aí a mesma noção de Avatar do espetáculo como uma tensão entre a grandiosidade repressiva do espaço e a pequenez desafiadora do personagem tentando cumprir suas tarefas nessa redoma chamada mundo. Este é o coliseu onde o guerreiro é jogado às feras.

Em Missão Impossível 4, Ethan (e sua equipe) está sempre agindo no limite da realização, transitando pelos obstáculos como um equilibrista na corda bamba a ponto de perder o norte e esborrachar-se no chão, operando suas traquitanas modernas como um malabarista em vias de perder o controle dos pinos, ou então pulando de um lado pro outro como um trapezista que pode a qualquer momento escorregar ou deixar o parceiro escorregar em direção à morte. E os obstáculos podem ser tanto a maior torre do mundo como uma tempestade de areia.

Assim, a narrativa se sustenta nesse puxa-empurra onde o espectador vê o personagem operando no limite e espera pelo erro, mesmo sabendo que isso não vai acontecer (senão acaba o espetáculo). Passada a adrenalina da luta entre o sensível e o inteligível, sobra um pouco de rigor visual aqui, um humor interessante ali e a retrossensação do espetáculo.

Mas está claro: há a arquibancada-mundo deste lado e o filme-picadeiro do outro, desenrolando-se na grande tenda do outro lado da lona.

Missão Impossível 4 – Protocolo Fantasma, 2011, dir. Brad Bird
visto em IMAX no Espaço Itaú Pompéia
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: