Lawrence da Arábia

O termo épico colou nos grandes espetáculos hollywoodianos dos anos 50 e 60. Mais do nunca, épico significou grandioso. E Lawrence da Arábia é um exemplo significativo dessa associação. É chamado de épico porque tudo nele é superlativo: as paisagens, os figurantes, os figurinos, as cifras.

Porém, Lawrence da Arábia é épico como Os Lusíadas, por exemplo, pois trata de grandes feitos dos povos ou de grandes homens. No caso, Lawrence, um militar inglês que vai à Arábia ajudar o príncipe local a unificar as tribos em conflito, livrar o local do domínio do turco e garantir-lhes a independência. Ou seja, está ali para ajudar na construção de uma ideia de nação, tarefa, convenhamos, nada trivial.

A diferença sagaz  e desconcertante do herói construído por Lean é o quanto Lawrence age não apenas por esses valores, mas também por sua reputação de herói, única garantia de os planos para a nação darem certo. Por isso ele executará um homem para apaziguar a briga entre as tribos, atravessará o deserto para tomar uma importante cidade e explodirá ferrovias turcas vestido como um herói nacional à frente dos homens comuns. Os numerosos figurantes árabes urram em homenagem a Lawrence. Em certa sequência, o inglês ensaia sozinho no meio do deserto movimentos de reverência logo após receber a honra de vestir a roupa nova (de herói árabe). Lawrence é um narcisista, um líder personalista, um herói que age consciente da reação (do público). Não é muito diferente de um Cristiano Ronaldo, um Neymar.

Lawrence da Arábia já aponta para essa consciência do ídolo.  E o homem consciente de sua imagem, consegue milagre no deserto. O herói não deixa de sê-lo por isso, a inocência é que está perdida.

*

Texto de Jonathan Rosenbaum: http://www.jonathanrosenbaum.com/?p=7576

*

Steven Spielberg falando de seu filme favorito:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: